AGRINHOUma grande festa com direito a vários prêmios e troféus, muitas surpresas, alegrias e comemorações marcaram a solenidade de entrega de prêmios aos alunos professores de escolas que participaram do concurso Agrinho 2013 e municípios que aderiram ao programa . A festa foi realizada dia 29 de novembro, no Centro de Negócios do SEBRAE-CE na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, com a participação de caravanas de 40 cidades, diversas autoridades e parceiros.

Na ocasião o Presidente da FAEC e Presidente do Conselho Deliberativo do SENAR/AR-CE, Flavio Saboya saudou os participantes com uma mensagem onde destacou a importância da solução definitiva dos efeitos das secas e a participação dos jovens da zona rural nesta ação. “É assim que nesse momento pedimos a todos jovens de mentes abertas as mudanças, que assumam essa causa, levando esta mensagem às suas famílias e colegas e que, com a certeza do apoio de seus mestres haveremos de alcançar um novo estágio de desenvolvimento do Ceará Rural”, destacou Saboya. Usaram ainda da palavra o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae- Ce, João Porto Guimarães e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

No local, foram expostos os trabalhos produzidos pelos alunos e o resultado anunciado no momento da solenidade, o que sempre transforma a festa num momento de grande emoção, diz a coordenadora do Programa, Ana Kely Cláudio, que escolheu como tema-decoração deste ano a Copa de futebol 2014, que se realizará também em Fortaleza. A cada anúncio do ganhador a vibração tomava conta dos presentes, que exibiam os seus prêmios fruto do esforço de um trabalho muito bem sincronizado entre técnicos do SENAR/Secretaria de Educação do Estado, diretores e professores de escolas que recebem um material pedagógico especialmente elaborado – uma cartilha para o aluno e outra para o professor.

Os prêmios do concurso Agrinho deste ano foram em quatro categorias: Redação, Desenho, Experiência Pedagógica e Município Agrinho, este último premia os prefeitos que recebem um computador, imediatamente repassado à escola-modelo escolhida entre as participantes do concurso.

O Agrinho é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE e tem como missão despertar o interesse nos jovens da zona rural para temas como meio ambiente, cidadania, saúde e educação, todos já trabalhados. Além de fornecer informações fundamentais, o Agrinho também capacita os docentes e promove uma maior integração entre escola, professor, aluno e comunidade rural, promovendo ainda a fixação destes jovens no campo, disse o superintendente do SENAR-CE, Anizio de Carvalho Junior, presente à solenidade.

1461357_700336099986217_1403960988_n188.521 ALUNOS PARTICIPARAM DO CONCURSO

Participaram do concurso deste ano 188.521 alunos de 1.571 escolas do ensino fundamental de escolas públicas rurais de 40 municípios cearenses. São eles: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipú, Caridade, Itapiúna, Capistrano, Ocara, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Palmácia, Pacoti, Redenção, Barreira, Acarape, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Palhano, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quitereonópolis, Limoeiro, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribara, Morada Nova e Ibicuitinga.

Os alunos tiveram seus trabalhos analisados por uma Comissão composta de representantes das áreas técnicas e pedagógicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em parceria com a Secretaria da Educação Básica do Estado – Seduc e dos demais parceiros que colaboram com o concurso. Os melhores trabalhos receberam uma premiação que vão de motocicleta, bicicleta, a computador, notebook,sistema de som, DVD, entre outros. O tema deste ano foi SAÚDE e busca instruir e disseminar conhecimento para os jovens estudantes da zona rural que estão em processo de aprendizado.

O Agrinho existe há 11 anos e tem fim educativo, transformador e motivador, neste período já atendeu a mais de um milhão de alunos da zona rural do Estado. Ele busca contribuir para um processo positivo de mudança nas atitudes e mentalidades das crianças e adolescentes da área rural que estão no ensino fundamental. É resultado de uma forte parceria entre Governo Estadual, Prefeituras Municipais, FAEC/Sindicatos, SEBRAE, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, AGRIPEC/Fundação Beto Sturdat, Instituto Tortuga, IBAMA, dentre outros parceiros.

OS GANHADORES DO AGRINHO 2013

Tanto os alunos , como os professores receberam prêmios que vão de televisor, a motocicleta,bicicleta, celular, aparelho de DVD, aparelho de som, Mp3, Motocicleta,tablet. O tema abordado este ano foi Saúde e a premiação vai até o décimo lugar em cada uma das categorias: desenho, redação de 4o ao 5o.ano e redação do 6o ao 9o ano, e ainda as categorias experiência pedagógica, que premia somente os professores e a Município Agrinho,que premia o Município.

Na categoria “Desenho”, os alunos e professores premiados são:

1º colocado o aluno Geovanio Francisco de Sousa e a professora Maria Eleneide Fernandes de Brito, os dois ganharam cada um, televisor de 21” e são da Escola de Ensino Fundamental Francisca Laura de Jesus , de Quixeré

2º colocada : a aluna Cássia Quezia Isaias Costa ganhou uma bicicleta e a professora Maria Vanderlúcia Lima da Silva da Escola Francisca Lúcia Soares e Silva, de Ubajara ganhou um celular

3º colocada foi a aluna Maria Iandra Gomes Teixeira ganhou um mp3 e a professora Katia Maria Nunes da Silva ganhou um celular, ambas são da Escola de Ensino Fundamental José Ferreira Santiago, de Caridade

Na categoria “Redações 4º ao 5º ano”, os alunos e professores premiados são:

1º lugar a aluna Diana da Silva dos Santos ganhou um televisor de 21” e aparelho de dvd e a professora Sandra Oliveira Sousa um computador, ambas da Escola Manoel Rodrigues de Medeiros de Ibiapina.

2º lugar a aluna Sâmara Honorato de Sousa ganhou um televisor de 21”e a professora Francisca Maria Bezerra Sousa um televisor de 21”e aparelho de dvd, ambas da Escola Antonio Moreira de Freitas de Quixeré

3º lugar o aluno José Adailton Batista Romão ganhou uma bicicleta e a professora Simara Freitas Félix um aparelho de som, ambos da Escola João Rebouças do Amaral de Russas.

REDAÇÕES 6º AO 9º ANO

1º lugar a aluna DIANA DA SILVA DOS SANTOS , da ESCOLA MANOEL RODRIGUES DE MEDEIROS, de Ibiapina recebeu um TELEVISOR de 21” e APARELHO DE DVD e a professora SANDRA OLIVEIRA SOUSA, um computador.

2º lugar a aluna SÂMARA HONORATO DE SOUSA da ESCOLA ANTONIO MOREIRA DE FREITAS, de Quixeré , um TELEVISOR de 21” e a professora FRANCISCA MARIA BEZERRA SOUSA, um televisor de 21″ e um DVD.

3º lugar o aluno JOSÉ ADAILTON BATISTA ROMÃO, da Escola JOSÉ ADAILTON BATISTA ROMÃO, do município de Russas ganhou uma bicicleta e a professora SIMARA FREITAS FÉLIX, um aparelho de som.

Na categoria Experiência Pedagógica o primeiro lugar foi para a professora GERLANE DE SOUSA LIMA, da Escola Antonieta Cals ,de Aracati o segundo lugar para a professora ROSANGELA MARIA NUNES TEIXEIRA , da ESCOLA FRANCISCO FARIAS,em Caridade ,ambas receberam um motocicleta e o terceiro lugar para a professora SILVANIA LIBERATO DA SILVA, da Escola Francisco Amaral de Aracati, que recebeu um notebook.

MUNICIPIO AGRINHO –
Guaraciaba do Norte , em primeiro lugar recebeu três computadores, Aracati, em segundo lugar, dois computadores, e Caridade, em terceiro lugar ,recebeu um computador. Os demais municípios contemplados com a categoria Município Agrinho foram: São Benedito, com um computador), Barreira , Ibicuitinga e Redenção( receberam uma filmadora) e Russas,Itaiçaba e Tianguá, que receberam uma impressora.