Assembleia Legislativa do Ceará volta a iluminar de rosa as instalações do Palácio Deputado Adauto Bezerra, para alertar as mulheres sobre a importância de fazer exames de prevenção do câncer de mama. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, cuja programação será lançada nesta a sexta-feira (23/09), às 16h30 no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

outubro rosa[

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada Fernanda Pessoa (PR), ressalta que a Campanha Outubro Rosa é uma promoção da organização sem fins lucrativos, Rede Mama e tem apoio da Casa. “Serão realizadas na Assembleia, no mês de outubro, palestras, seminários e exposições de fotografia para mostrar a importância do diagnóstico precoce e tirar as dúvidas da população sobre a doença”, informa.

A parlamentar destaca a importância de cada gesto de participação na campanha contra o câncer de mama. “Essa campanha precisa ser presente todos os meses, mas no mês de outubro é um momento escolhido para lembrar que devemos nos prevenir do câncer de mama”, alertou.

Segundo a parlamentar, quando diagnosticado com antecedência, o câncer de mama tem cura. “É importante que possamos engajar os municípios e mostrar para as pessoas que o diagnóstico precoce pode salvar a vida”, disse.

A deputada agradeceu também aos parlamentares que destinaram verba do Pacto de Cooperação Federativa (PCF) para a realização de exames de biopsias mamárias para mulheres com achados positivos. “Foram mais de três mil biopsias disponibilizadas esse ano para pessoas que não têm condições de realizar o exame. Agradeço a cada parlamentar participante e a Casa que apoiou essa iniciativa que salva vidas”.

A diretora administrativa do Poder Legislativo, Lise Novais, informa que a campanha Outubro Rosa cresce mais a cada ano e a Assembleia dá exemplo e se engaja na ação. “É preciso enfrentar o medo e fazer o exame já que, quando diagnosticado com antecedência, as possibilidades de cura são maiores. É uma campanha de alerta importante que a Casa precisa participar”, ressalta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores são as chances de cura.