Rainha Beatrix com a futura rainha Máxima e o futuro rei William-Alexander.

No dia 28 de janeiro de 2013, Sua Majestade a Rainha Beatrix da Holanda, fez um discurso oficial à nação, anunciando sua abdicação ao trono holandês. A abdicação oficial e sucessão do novo rei e rainha terá lugar no Palácio Real, em Amsterdã em 30 de Abril de 2013-, O Dia da Rainha como é chamado esse dia nos Países Baixos.

Abdicação da rainha Beatrix

Durante seu discurso, Sua Majestade a Rainha anunciou a decisão de abdicar na primavera de 2013. “Como todos sabem, em poucos dias, espero comemorar meu 75 º aniversário. Eu sou grata por que me foi concedida a oportunidade de fazê-lo em boas condições de saúde “, começou a rainha Beatrix. “No final deste ano, deve marcar o 200 º aniversário da fundação do Reino dos Países Baixos, uma ocasião que celebra o início de uma nova era em nossa história. O fato destes dois eventos especiais coincidirem, me levou a decidir abandonar o trono este ano. ”

Futura rainha Máxima em uma foto do fotógrafo holandês Erwin Olaf

A rainha será sucedida por seu filho mais velho Willem-Alexander. Sua Alteza Real o Príncipe de Orange vai se tornar o rei Willem-Alexander, enquanto sua esposa, Sua Alteza Real, a Princesa Máxima (de origem Argentina) dos Países Baixos vai se tornar rainha Máxima. O Rei Willem-Alexander, de 46 anos, será o primeiro rei da nação desde 1890.

30 de abril de 2013

O Dia da Rainha (30 de abril) é conhecido por ser um dos maiores e mais animados dia na Holanda, especialmente em Amsterdã. O anúncio de que este dia especial em 2013 também marcará o programa oficial de abdicação, significa que os olhos do mundo estarão observando a cidade, ao mesmo tempo que também será uma ocasião importante para todos, em Amsterdã. Nesse dia, Sua Majestade a Rainha vai assinar o Termo de Abdicação no Palácio Real em Amsterdam. A posse de Sua Majestade o Rei e Rainha Máxima terá lugar na Nieuwe Kerk-, uma das principais praças da cidade-, Dam. O novo rei é então esperado para aparecer na varanda do Palácio Real para cumprimentar o povo.

Celebrações em Amsterdam

Esta grande ocasião resultará naturalmente em revisões de programação do Dia da Rainha tradicional em Amesterdã. A cidade vai atrair um grande número de visitantes nacionais e internacionais, não só no dia da abdicação e inauguração, mas antes e depois. Como tal, os planos estão em andamento para a organização desta ocasião histórica e as suas celebrações em torno. “Amsterdã tem o orgulho de sediar a abdicação e vai fazer tudo o que é necessário para facilitar a segurança, a ordem pública e a acessibilidade da cidade”, confirmou um porta-voz do prefeito de Amsterdam Eberhard van der Laan.

Dia do Rei

A partir de 2014, o Dia do Rei (Koningsdag) será comemorado oficialmente em 27 de abril, data do aniversário do futuro rei – embora o primeiro Dia do Rei tenha sido realizado no último sábado-,26 de abril de 2014. Nesta ocasião, a família real visitou dois locais na Região Metropolitana de Amsterdã: Amstelveen e De Rijp.