O abastecimento de água no município de Itapipoca (a 147,3 quilômetros de Fortaleza) começou a ser retomado, informou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) nesta quinta-feira,2. A retomada do abastecimento acontece de forma gradual, pois a adutora e o sistema de água ainda estão em fase de teste. Desde o mês de dezembro, os moradores da cidade sofrem com a falta d’água, após serem detectadas falhas na obra da adutora que seria inaugurada até o final de 2013.

A distribuição de água, segundo a Cagece, é feita de forma alternada entre bairros altos e baixos em um período de 24 horas. Mesmo assim, a população ainda recorre a carros-pipa para garantir o abastecimento. De acordo com a Cagece, a vazão da adutora, que levará água do açude Gameleira para Itapipoca, só poderá ser completa ao final do período de testes.

Adutora
No primeiro teste da obra, orçada em R$ 18 milhões e de responsabilidade da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), dia 23 de dezembro, surgiram vários vazamentos ao longo dos 30 km de extensão da adutora. No mesmo dia, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) foi ao local e lá ficou até a quinta-feira, 26, ajudando os trabalhadores nos reparos, carregando materiais de construção e mergulhando em uma caixa d’água para ajustar peças.

No domingo, 29, a água bruta chegou à estação de tratamento. A previsão era de que o abastecimento fosse normalizado na segunda-feira, 30. No entanto, ao ser religado o abastecimento de água, por volta das 4 horas, cinco novos vazamentos surgiram na adutora.

A Cagece destaca que, mesmo retomada a distribuição de água, os testes operacionais da continuam, até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado.

Conta de água
A Cagece ressaltou também o crédito de R$ 200 reais nas faturas dos moradores de Itapipoca, conforma anunciado por Cid Gomes, no domingo, 29, através do Facebook.

Primeiros bairros a receberem água:
Bairros altos
– Centro
– Área Nobre
– Mourão
– Madalena
– Alto Alegre
– Ladeira
– Picos
– Salgadinho
– Boa Vista
– Jenipapo

Bairros baixos
– Fazendinha
– Coqueiro
– Violete
– Maranhão
– Cruzeiro
– Encruzilhada
– Julio I
– Julio II
– Guarany
– Contendas
– Jardim

Fonte: Jornal o Povo ADUTORA-ITAPIPOCA