Fortaleza. Em noite marcada por atrações culturais, serão entregues, hoje, as homenagens aos 35 municípios que mais apresentaram projetos na área social. O evento, que acontece a partir das 19 horas no salão nobre do Náutico Atlético Cearense (NAC), é uma iniciativa da revista Ceará e Municípios, em circulação bimensal há 19 anos.

Segundo a fundadora e editora da revista, Silvana Frota, a novidade neste ano é a apresentação de números artísticos e culturais, envolvendo crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas e assistidas pelos projetos sociais em suas cidades.

Além do NAC, outro parceiro da iniciativa é a Caixa Econômica Federal (CEF), que fará uma doação para a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, do município de Croatá, composta por 44 jovens de escolas públicas do município. Além disso, a Escola de Música Som que Encanta, com o Projeto Mirins da Sanfona, composto por oito crianças e adolescentes de Tauá, também fará uma apresentação especial no evento. Os convidados serão recepcionados pelo Circo Escola Educarte de Santa Quitéria e pelo sexteto de saxofone da cidade de Croatá.

Promoção

“Será uma noite de homenagens mais também uma noite cultural, promovendo os valores a nossa cultura interiorana e mostrando que os nossos municípios estão cada vez mais preocupados em cumprir a Lei da Assistência Social (Loas). Ou seja, aplicando os recursos que recebem e investindo no fortalecimento e na proteção das famílias em estado de vulnerabilidade social”, afirmou a promotora.

Os municípios são escolhidos após preencherem um questionário de avaliação onde precisam apresentar projetos de proteção social especial, e de proteção social básica, ter implantando Centros de Referência da Assistência Social, (Cras) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social(Creas), ter projetos de alimentação nutricional, trabalhar a inclusão profissional dos integrantes do Bolsa Família, e nesse sentido, a maioria das cidades estão conveniadas com o governo federal, buscando o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessu), que tem por finalidades promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho. Isso tem sido possível também, através do Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec) e através do Programa Primeiro Passo, Criado pelo atual governo, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado (STDS).

“O Cadastro Único é a fonte que norteia todos os programas e projetos sociais a nível municipal, estadual e federal. Depois de trabalhar fortemente o programa erradicação do trabalho infantil ( Peti), os municípios estão agora preocupados com a questão, das drogas e da prostituição infantil, e principalmente, estão buscando Parcerias com o governo federal para capacitar sua população”, disse o presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Ceará, Expedito Vasconcelos.

Durante a solenidade três instituições serão agraciadas com o troféu: a Assembleia Legislativa com o de Inclusão Social, pela criação do Programa “Ceará Sem Drogas”, o Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social (Cogemas), com o Mérito Social, pela integração que tem promovido entre os secretários a Coelce, com o de Responsabilidade Social, com o projeto Nave Coelce.

Cada cidade indica também um amigo para receber o Certificado de Amigo do Município. Dentre esses, incluem-se o senador Eunício Oliveira, deputados federais Genecias Noronha, Domingos Neto, Chico Lopes, Ariosto Holanda e Raimundo Gomes de Matos.

Mais informações

Prêmio Boas Práticas de Gestão
Na Assistência Social
Hoje, 19h30
Salão Nobre do Náutico Atlético
Fortaleza – (85) 3264.3665