Fortaleza, capital do estado do Ceará, completa nesta quarta-feira (13), 290 anos. A cidade está a 2.285 km de Brasília, capital federal, e tem 2.591.188 habitantes (dados do IBGE de 2015), o que a torna a quinta cidade do Brasil em população, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 7.786,4 hab/km². A cidade ainda tem a sexta região metropolitana mais populosa do País e a primeira do Nordeste, com 3.985.297 habitantes. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No turismo, a cidade alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas, de acordo com o Ministério do Turismo. É sede do Banco do Nordeste, da Transnordestina Logística e do DNOCS. A BR-116, a mais importante rodovia do país, começa em Fortaleza. O município faz parte do Mercado Comum de Cidades do Mercosul. Fortaleza é ainda a capital brasileira mais próxima da Europa, a 5.608 km de Lisboa, em Portugal. O município faz limite com Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz.

Conhecida e visitada por ter sol a maior parte do ano, Fortaleza tem um litoral que se extende por 34 quilômetros, com um total de quinze praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti, ao sul.

Como homenagem, o Governo do Estado produziu um vídeo com o hino de Fortaleza, ilustrado com imagens que caracterizam a cidade. Esse projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.