Ele anunciou um plano de segurança turística para o estado

Preocupado com a repercussão nacional e internacional da violência no Estado do Ceará, principalmente que poderá trazer consequências negativas para o turismo no Estado , o Fórum de Turismo do Ceará-FORTUR-CE , instância de governança do turismo Regional, integrante do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e composto por 105 entidades, através do seu Presidente Pedro Carlos da Fonseca recebeu hoje ,22, para um debate o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social , delegado federal André Costa. A reunião contou com a presença do secretário adjunto Cel Alexandre Ávila, Comandante do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco, perito geral da Perícia Forense , Ricardo Lima, delegado geral da Policia Civil , Everardo Lima. O objetivo da reunião foi debater, propor soluções, alternativas e possíveis parcerias, sobre ações que visem proteger ,resguardar a população residente nos destinos turísticos, bem como os seus turistas e a imagem do Ceará.

O secretário anunciou que o Estado está elaborando um plano de segurança turística para o Estado, que envolve ações a partir da chegada do turista ao aeroporto até os principais pontos turísticos , centro de eventos, hoteis, restaurantes etc.Ele reclamou dos recursos federais para o Ceará e apresentou um quadro com o número de homicídios no Estado,onde somente em janeiro ocorreram 464 vítimas, das quais 164 em Fortaleza, destacando que o índice se deve a presença de facções cerimoniosas em todo o país. Os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) foram divididos em duas categorias: roubos , furtos de veículo, comércio e residência e assaltos a transeuntes que são mais acentuados nos bairros Meireles, Praia de Iracema e Praia do Futuro. Falou também nos latrocínios que segundo ele não houve aumento em 2017 em relação a 2016. Houve um crescimento em apreensão de drogas em relação a 2016, 667 armas apreendidas só em janeiro de 2017.

André Costa destacou o trabalho de integração com o Ceará Pacífico, através da territorialização de policiamento que ocorre através de ações integradas, investigação e inteligência. O secretário anunciou que 600 policiais estão por ingressar na polícia investigativa e adquirindo mais de 400 viaturas e equipamentos inclusive pistolas de alto calibre. Ele fez questão de destacar ainda que está buscando ações sociais nas comunidades mais violentas do estado através de parcerias com diversas instituições . Falou também do Projeto SPI- Ciência de Dados aplicados à Segurança Pública, onde foram destinados 10 milhões .Este projeto vai permitir que as viaturas policiais trabalhem com a tecnologia embarcada, através de uma integração com todos os sistemas do Estado.

PRESENÇAS
Presentes ao evento , o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente do Convention Bureau, Regis Medeiros, o coordenador do programa de regionalização do turismo da Secretaria de Turismo , Valdo Mesquita,, secretário executivo da Setfor, Erick Vasconcelos, secretaria executiva do Fortexo, Rosana Lima,, secretário de Turismo de Caucaia, Paulo Guerra, Eveline Tabosa, articuladores do Sebrae-Ce, e Socorro Abreu, presidente da ABBTUR, Circe Jane, secretaria executiva do FORTUR e presidente do Sindieventos.

TURISMO CONTRIBUI COM 11% DO PIB

Segundo informações do próprio governo, o turismo contribui com 11% do PIB do Estado. Até maio próximo deveremos receber aqui turistas franceses, holandeses e de vários países, através da consolidação do hub aéreo da Air France e KLM-GOL- porta de entrada para pessoas do mundo inteiro, e em julho estão previstos novos voos diretos de Fortaleza para Miami . Já a empresa Cabo Verde AíInes( TACV) fez o relançamento da companhia por meio da ampliação das novas rotas que ligam o Brasil a Itália e França, via Cabo Verde e do reforço de voos para Portugal. Tudo isso, pode ser prejudicado , alertou Pedro Carlos .

O presidente do FORTUR disse entender que qualquer outro acontecimento negativo à imagem do Estado, contribuirá sobremaneira para comprometer , ainda mais, todo o trabalho que vem sendo feito , com muito esforço, especialmente pela Secretaria de Turismo do Ceará-SETUR , pela Secretaria de Turismo de Fortaleza-SETFOR , pelas secretarias de Turismo dos demais municípios turísticos do Estado e por todos nós, na promoção , divulgação e consolidação do turismo do Ceará.

Apesar de entender que o crime realmente está organizado,equipado , articulado e conta com fartos recursos provenientes de sua atividade ilegal . o presidente do Fórum de Turismo acredita que somente com o engajamento e união e sociedade , das policiais , da justiça e dos demais poderes na construção conjunta de parcerias que visem a desconstrução e desorganização do crime organizado é que conseguiremos alcançar resultados positivos.

SOBRE O FORTUR

O FORTUR -CE é uma instância de governança do turismo Regional, organização representativa dos poderes públicos e privado, da sociedade civil e dos municípios componentes da sua região turística ,composto por 105 entidades com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo do MTur em âmbito Regional.
Reuniōes: mensais
Contatos : Pedro Carlos da Fonseca – Presidente 85-9- 88155303