No último dia 15 de abril foi comemorado o aniversário de três municípios cearenses: Acarape, Barreira e Graça. Acarape, município da região de Baturité, localiza-se a 54 km de Fortaleza e tem a economia baseada na produção pecuária, da cana-de-açúcar, feijão e frutas, bem como da exploração de calcário (calcita), vermiculita e talco. A cidade tem como principal evento cultural é festa do padroeiro, São João Batista. Seus limites são: ao Norte, Guaiúba; a Leste, Pacajus; ao Sul, Barreira e a Oeste, Redenção. O último censo do IBGE (2010), apontou uma população de 15.338 habitantes e projetou 16.288 para o ano de 2015.

Situada na mesma região, a 72 km da capital, a cidade de Barreira tem sua principal atividade econômica baseada na extração do caju e em seu beneficiamento, bem como produtos agrícolas, como algodão arbóreo e herbáceo, banana, cana-de-açúcar, milho e feijão; e ainda na pecuária e indústrias. o município limita-se com Acarape, Chorozinho, Aracoiaba, Ocara, e Redenção. São 19.573 habitantes, de acordo com o IBGE (2010), com projeção de 20.678, para o ano de 2015. Os principais eventos culturais de Barreira são a Festa do padroeiro São Pedro, Festa do Chapéu, e Fest Rock.

Já Graça, município da região da Ibiapaba e distante de Fortaleza em 255 km, faz limite com as cidades de Ibiapina, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Guaraciaba do Norte e São Benedito. Tem como pontos turísticos a Praça da Igreja Matriz; Lagoa Torta; Açude Caiçara; Açude Corredor; Lagoa da Pirituba; Barragem do Genipapo; Cachoeira do Belizário e Açude Caratininga, dentre outros. Graça tem, segundo o censo de 2010, do IBGE, 15.049 habitantes. O instituto projetou uma população de 15.294 habitantes.

O Governo do Ceará, como homenagem, produziu três vídeos com os hinos de Acarape, Barreira e Graça, ilustrado com imagens que caracterizam as cidades. Esse projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.