Mais de 200 fotografias e o Perfil biográfico e político das principais autoridades dos Três Poderes (103 perfis) são as informações constantes no Guia das Autoridades e Parlamentares, que será lançado nesta sexta-feira, às 9 horas, no Auditório do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado. O Guia está em sua quarta edição, e é publicado a cada quatro anos, com a mudança das novas gestões a nível dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, disse a jornalista Silvana Frota, editora do Guia, que ainda publica o Guia Municipal, com os novos gestores municipais também a cada quatro anos e o Guia Turístico do Ceará, publicado há cada dois.

O Guia das Autoridades e Parlamentares cearenses faz o Raio X com o Perfil biográfico, eleitoral, fotográfico e endereçamento dos representantes do Poder Legislativo cearense, que foi bastante renovado nas últimas eleições, no caso dos deputados estaduais foi uma renovação de mais de 36%. Sāo 46 Deputados Estaduais com assento na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, dos quais 15 novatos, 22 Deputados federais (13 novatos) e três Senadores (dois novatos) eleitos em outubro de 2018, e que tomaram posse no dia primeiro de fevereiro. A nível municipal, destacamos as mudanças na composição da Câmara Municipal de Fortaleza – nossa capital – onde quatro vereadores foram eleitos Deputados estaduais e os novos membros da Mesa Diretora.

A nível de Poder Executivo Federal, o Guia enfeixa o Perfil do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, e ainda traz, a relação com a fotografia de cada um dos 22 Ministros. Numa eleiçāo atípica, Bolsonaro venceu o pleito no segundo turno, com o apoio das redes sociais e de um partido desconhecido- o PSL, retomando a ideia do nacionalismo, com o apoio das Forças Armadas.

O capítulo do Poder Executivo Estadual, traz o perfil político do governador Camilo Santana e um balanço da sua primeira administração e de sua vice- governadora Isolda Cela, reeleitos no primeiro turno por quase 80% dos cearenses e, ainda, os novos Secretários estaduais, com respectivos históricos e contatos. Oportuno é comentar também neste trabalho, sobre a atuação do Executivo Municipal, no caso, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, que faz o balanço dos seus dois anos de gestão, consagrado internacionalmente como o gestor que mais investiu em mobilidade urbana e lembrar quem sāo os seus novos secretários, que também sofreu uma alteração agora no mês de fevereiro. No capítulo do poder executivo, o Guia traz também a nova composição da Diretoria Executiva da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará – APRECE e da Associação das Primeiras Damas – APDMCE.

O Poder Judiciário também mudou sua gestão no inicio de fevereiro de 2019, com novos dirigentes para o biênio 2019/2021 encabeçados pelo desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, como presidente, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, na vice- Presidência e o desembargador Teodoro Silva Santos, como Corregedor Geral de Justiça, e ainda, a relação dos demais desembargadores que fazem parte do Pleno do O TJ-CE.

Segundo a jornalista Silvana Frota, o Guia se destaca como importante fonte de pesquisa e documentação necessária a quantos se interessam pela política, além de também dar transparência as ações dos nossos representantes, principalmente a nível de poder legislativo e executivo. Como bem disse Aristóteles, ” o homem é um animal político e como tal, deve ter participação ativa na sociedade onde vive.”.

Serviço: lançamento: dia 15/03
Hora: 9 hs
Local: Comité de Imprensa da Assembleia Legislativa