No período de 06 a 08 de novembro próximos, será realizada em Guaraciaba do Norte-CE (maior Centro Olerícola Estadual), a IV Feira Tecnológica do Agronegócio da Ibiapaba,-feira 2014- onde serão realizadas Oficinas – Palestras – Cursos – Seminários – Feira- Shows. O evento é uma iniciativa do IDAGRI – Instituto de Desenvolvimento do Agronegócio da Ibiapaba; em parceria com o SEBRAE, ADECE, FAEC/SENAR e Governo Municipal de Guaraciaba do Norte.
Segundo Inácio Parente,presidente do Sindicato Rural de Ubajara, a Hortifrutec abordará 04 painéis temáticos compostos, cada um, por 03 palestras focadas nos principais eixos da nossa cadeia produtiva agropecuária:
1. Políticas públicas
2. Mercado
3. Inovação tecnológica
4. Acesso ao crédito

Durante o dia serão realizadas as referidas palestras, e a noite é reservada à exposição dos empreendedores e às atrações culturais para o público em geral.

A abertura do evento que será no dia 06/11/2014, se dará com a instalação do Agropcto Itinerante na Ibiapaba, nas dependências do Teatro João Barreto de Guaraciaba do Norte.

Programação da Hortifrutec
A programação da Hortifrutec tem inicio dia 6 tem i a partir das 8 horas, no Teatro Municipal de Guaraciaba do Norte, com o encontro do Agropacto Itinerante, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, que tem como palestrante o diretor de agronegócio da Adece, Reginaldo Braga Lobo, discutindo o tema: Expectativas( novos horizontes) viáveis para o desenvolvimento das potencialidades do mercado agrícola ibiapabano. No período da tarde, a partir das 14 horas, uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural-CAR- a cargo do técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-CE, Sérgio Oliveira.
No dia 7, de 8 às 11 hs, haverá o Encontro das Revendas Agropecuárias da Ibiapaba, discutindo os Avanços na Correta Destinação das Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Ibiapaba-Lei Federal No. 9974/00, com palestra de José Tito Carneiro , da Agência de Defesa Agropecuária-ADAGRI. De 14 às 16 hs- Renegociação de Dívidas Rurais-Leis e , a cargo de Edvaldo Santos Brito, Assessor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, seguindo-se palestra doe Anastácio Jorge Fonteles sobre Perspectivas e Desafios para 2015 da CONAB- Companhia Nacional de Abastecimento.
No último dia do evento,8, de 8 às 11 hs será realizado o Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura quando haverá uma palestra a cargo de Ivens Mourão da CEASA, com o tema “Comercialização de Hortifutis e Estratégias de Implantação de Postos da CEASA”, seguida de uma palestra sobre Inovações na Irrigação Localizada na Hortifruticultura em Geral, tendo como palestrante Adolfo Moura, do Sebrae-Ce.