Lan-e-TAM-1024x653
Mais novidades no mercado de aéreas e desta vez o Nordeste brasileiro será o grande beneficiado. É que o Grupo Latam Airlines, formado pelas companhias LAN e TAM, anunciou hoje formalmente que vai ter um centro de voos internacionais e nacionais – conhecido como hub – na região Nordeste no ano que vem. Três cidades estão no páreo: Fortaleza, Natal e Recife, e um estudo técnico dos aeroportos definirá a vencedora, que terá o privilégio de ter voos diretos para a América do Sul e Europa.

Os critérios para a definição da cidade vencedora são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente. “Fatores como competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada, serão determinantes para a concretização desse projeto”, informou a Latam.

O grupo revelou que serão realizados contatos com as autoridades para viabilizar os requisitos necessários que permitirão a escolha de uma das três capitais.

Prazos

A previsão é que essa definição seja realizada até o fim deste ano, para que logo em seguida tenha início a implementação do hub. A estimativa é que o início das operações ocorra em dezembro de 2016.

Operação

As operações do novo hub serão realizadas com a frota que o Grupo Latam já tem contratada, sendo que não será necessário haver encomendas adicionais de aeronaves.

O plano presume que o hub opere destinos na Europa e também voos internacionais na América do Sul, além das operações dentro do Brasil. Esses destinos serão definidos ao longo do processo de implementação. A iniciativa possibilitará tornar o Nordeste do Brasil uma referência geográfica de atratividade e conectividade internacional.