Se o fim de semana foi de festa mexicana em Fortaleza, com a expectativa dos turistas que já estavam na cidade para o jogo na terça-feira (17) contra o Brasil, o clima de celebração deve chegar a seu ápice a partir desta segunda-feira (16). O navio MSC Divina, com cerca de3.600 mexicanos, já está na Capital, e so primeiros dos 14 voos charters da Aeromexico saídos do país rumo ao Brasil – num total de 1.800 pessoas – também pousaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

O desembarque dos turistas representou a primeira operação Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe. O ministro chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Antônio Henrique Silveira, afirmou que o novo empreendimento “é um gol de placa para Fortaleza”.

Ele ressaltou que, apesar de 7% das obras do terminal ainda não terem sido concluídas, o desembarque não foi prejudicado, pois a parte que aguardava finalização é onde ficarão estabelecimentos que ofertarão serviços, como restaurantes.
Dos 3.600 que chegaram por via marítima,uma parte embarca para voos e a outra parte permanece hospedada no navio, aos quais se juntam os 1800 que chegam dos voos da Aeromexico nesta segunda, totalizando cerca de 4.000 mexicanos. O translado dos passageiros entre o aeroporto e o navio é feito por 16 ônibus.

Movimentação intensa no aeroporto

A movimentação no aeroporto na manhã desta segunda foi bastante intensa. Apesar de os torcedores não terem demonstrado tanta animação no desembarque, esbanjaram otimismo tanto para o jogo desta terça como para a cidade que os aguardava.

César Castillo, de 41 anos, veio com toda a família para torcer pelo México na Arena Castelão: a esposa norma Norma, 41, o filho César, 11, e a filha Daniela, 9. Eles são da cidade de Monterrey e nunca tinha vindo a Fortaleza, mas está com grandes expectativas, principalmente com as imagens da cidade que o pai viu pela televisão. Quanto ao jogo, aposta, claro, na vitória mexicana, por 2 a 1.
Maurício, da cidade de Jiutepec, do estado de Morelos, também aguarda ansioso pela hospedagem na alta temporada da Capital cearense. Para ele, o México vai ganhar por 2 a 1, e ainda espera mais: a classificação do time para as oitavas já nesta terça. O turista elogiou ainda o desembarque no Aeroporto Pinto Martins e se diz “feliz da vida”.

O turista Armando Albarado veio com irmãos e primos para ver a partida contra o Brasil de terça, e tem o mesmo palpite dos conterrâneos quanto ao placar: 2 a 1 México.

Turistas enfrentam filas em lojas

Se por um lado o desenbarque foi tranquilo, por outro os mexicanos tiveram de enfrentar alguns transtornos no aeroporto. O número atípico de passageiros no local acabou gerando filas intensas em estabelecimentos da praça de alimentação e em lojas do aeroporto.
Até 13h30, chegarão um total de 14 voos fretados vindos do México, trazendo um total de 1.800 turistas que embarcarão no MSC Divina, navio que representa a primeira atracagem no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe.

Com informações do repórter Murilo Viana

Fotos: Portal da Copa / Murilo Viana