homenagem

Pelo vigesimo ano consecutivo 35 municípios cearense serão reconhecidos pelas Boas Pràticas de Gestāo na Assistência Social, porque avançaram em iniciativas ligadas à proteção social, para reduzir as desigualdades que afetam crianças, adolescentes, mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais. A solenidade de homenage ocorre no próximo dia 28 de setembro pròximo, no Auditòrio da Federaçāo das Indústrias do Estado do Ceará -FIEC,e è uma promoçāo da Revista Ceará e Munciipios , que tem como editora a Jornalista Silvana Frota.

Destes , 15 municípios receberão homenagem especial por terem criado estratégias eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti, tendo recebido do Governo do Estado veículos para contribuir na atuação na área da infância e da adolescência. Os demais adotam com destaque estratégias definidas pela Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS e pelo SUAS -Sistema Único da Assistência Social, quem focam o atendimento prioritàrio às familias em estado de Vulnerabiliadde social , combate ao trabalho infantil, promovem a Inclusāo social e produtiva , adotam politicas públicas eficientes voltadas para crianças, adolescentes, idosos, portadores e necessidades especiais.

Os Municípios preencheram um questionário de avaliaçāo onde todos estes critèrios sāo parâmetros, o Selo UNICEF é um dos fortes componente dentro da escolha e usado pelos próprios Muncipios que mais avançaram em ações voltadas à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

INSTITUIÇÕES HOMENAGEADAS

Além dos municípios duas instituições serão também homenageadas: o Instituto Myra Eliane, do Grupo Edson Queiroz, com o Troféu Responsabilidade Sociall, pela implantação de uma nova metodologia educacional infantil que foca nos valores humanos junto a vários Muncipios do Estado. O Instittuto Myra ELiane surgiu em 2016 com base em Forataleza, tendo a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças, explica a vice-presidente Valéria Serpa .Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas , oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos está também editando livros, resgatando a memória dos filhos ilustres do Estado.

Já Fundaçāo Beto Studart, receberá o Troféu Inclusāo Social , por valorizar o talento de jovens carentes. A Fundação durante esses dez anos de existência tem se revelado uma instituição forte e coerente com a sua missão, Os projetos apoiados através do Programa de Apoio Técnico e os bolsistas beneficiados pelo ” Bolsa Talento” apresentam resultados animadores, inclusive com a exportação de talentos para outras regiões do país e também para o exterior , observa a vice-presidente da Fundação, Ana Maria Studart.

A Primeira dama do Estado, Onélia Leite de Santana será homenageada com o Troféu Amiga dos Muncíípios , pelo trabalho que empreende em vàrios municipios levando açōes do Programa Mais Infância Cearà, focado em tês pilares: Tempo de Aprender, Tempo de Crescer e Tempo de Brincar. Dentro destas ações se destacam a implantação de brinquedopraças que já beneficiam 19 Munciipios com menor índice de desenvolvimento humano e outras ações foram pactuadas com os demais municípios.

Para o Governador Camilo Santana, o reconhecimento é importante, principalmente, para motivar os municípios, é tudo que se faça para incentivar as pessoas è válido. Mesmo com todas as dificuldades, eles (os municípios) se destacam com essas ações”, reforçou o governador Camilo Santana.

Municípios Homenageados
Acopiara, Alto Santo, Boa Viagem, Crato, Caucaia, Camocim,Canindé, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Horizonte, Icó , Juazeiro do Norte , Maracanaú, Marco, Mombaça, Piquet Carneiro,Quixeramobim,Quixadà, Russas, Reriutaba, Sobral, São Gonçalo, São Benedito, Santa Quitéria,Tauá, Varzea Alegre e Viçosa do Ceará .

Municípios premiados pelo Combate ao Aedes pelo Governo do Estado : Cascavel, Ererê, Eusébio, Frecheirinha, Ibiapina, Itaiçaba, Jaguaruana, Jucás, Maracanaú, Milhã, Parambu, Potiretama, São João do Jaguaribe, Tianguá, Ubajara. Por terem criado estratégias eficazes de combate ao mosquito Aedes aegypti, esses 15 municípios receberam do Governo do Estado veículos para contribuir na atuação na área da infância e da adolescência

Maiores Informações
Jornalista Silvana Frota
9-9981964O
silvanaxgfrota@gmail.com