Uma operação especial de limpeza nas ruas do Centro foi realizada, na manhã de ontem, como preparação para o fluxo mais intenso de compras e visitas no período natalino. Pintura de meio-fio, retirada do lixo nas calçadas e capinação foram melhorias executadas por cerca de 500 garis a serviço da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb).

O mutirão ocorreu neste domingo, dia de menor movimento, das 7h às 13 horas. As ruas escolhidas estavam dentro do quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Presidente Castelo Branco (Leste Oeste), Imperador e Dom Manuel. Os servidores foram distribuídos em 36 turmas, cada uma munida de caçamba para auxiliar a limpeza.

A movimentação causou estranhamento para o contabilista Luís Teobaldo, 46, que mora e trabalha no Centro. Na lanchonete de esquina nas ruas Floriano Peixoto e Pedro I, ele comentava que não é comum ver grande empenho em limpar as ruas do entorno. “Deveria ser sempre assim”, opinou. Capinar e retirar o lixo foram ações avaliadas como positivas no mutirão de ontem. No entanto, o morador criticou a pintura realizada no meio-fio. “É uma tinta muito fraquinha, estão só ‘lambuzando’. Daqui a dez dias ninguém vê. Não fica bonito assim até o Natal”.

De acordo com informações da Emlurb, a operação deve ser concluída antes do início do Natal de Luz, enquanto o fluxo de pessoas ainda é reduzido. A poda de árvores também deve ser realizada no Centro. A tradicional festa natalina em Fortaleza está marcada para começar na próxima sexta-feira, 28. A cerimônia de abertura será na Praça do Ferreira, com missa, chegada do Papai Noel e atrações musicais. A programação se estende até 23 de dezembro, com o tema “Natal de Reis”. A Cidade da Criança é outro local a receber grande fluxo de cearenses e turistas, com o desfile “O Fantástico Mundo do Natal”, no próximo sábado, 29.

O trabalho dos garis não enfrentou dificuldades em vias que estavam com pouco movimento ontem, como Senador Pompeu e Duque de Caxias. (Thaís Brito)

4