Até o mês de setembro o Ministério do Turismo deve formalizar oficialmente o novo Mapa Turístico do Brasil. No Ceará, 72 municípios estão pleiteando entrar no Mapa e devem obedecer a pelo menos quatro critérios de acordo com a Portaria de 9 de dezembro de 2015 do MTur. A primeira delas é que o município precisa ter potencial turístico, ter uma secretaria, uma Coordenação ou uma diretoria de Turismo, dotação específica para o turismo e a oferta de leitos, hospitais e restaurantes em sua sede, ou próximas a ela.

O Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE), como Instância de Governança Regional colegiada, vem atuando no Estado nas questões ligadas ao turismo, por considerar este tema da regionalização da maior importância, pois o turismo continua sendo um dos segmentos mais importantes da nossa economia, gerando renda e empregos em plena crise econômica, representando 11% do PIB cearense e 23% de Fortaleza.

Hoje, 59 municípios cearenses são considerados turísticos ou em processo de desenvolvimento turístico, divididos em 12 regiões do Estado. A Setur vem trabalhando continuamente o processo de formalização dos municípios de forma regional e descentralizada, apoiando as gestões na estruturação e na promoção do turismo. Um dos grandes desafios do turismo no Ceará é o fortalecimento das instâncias de governanças municipais, integração com outros programas do governo e o envolvimento dos mesmos nos fóruns regionais.

O Fortur-CE promoverá o evento “Turismo: a alavanca para o progresso” com foco nos secretários municipais de Turismo, em conjunto com o Sebrae e outros parceiros, no sentido de oferecer as ferramentas necessárias a estas cidades, voltadas para a gestão sustentável com a assessoria de especialistas. Outro projeto será o “Rotas Gastronômicas, Arte, Cultura Cearense”, com a essência maior de valorizar a gastronomia e artesanato regionais, promovendo a interação entre a gastronomia do interior com a da capital.

Fonte: Jornal O Povo – Pedro Carlos da Fonseca
Engenheiro e presidente do Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE)