A Prefeitura de Fortaleza ilumina diversos pontos da Cidade de rosa ao longo deste mês, como parte da campanha mundial do Outubro Rosa. A campanha tem como principal objetivo alertar às mulheres e suas famílias para a necessidade da prevenção ao câncer de mama, por meio da realização de exames permanentes.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria de Iluminação Pública, a ação deixará vários equipamentos públicos iluminados na cor rosa durante todo este mês de outubro, num esforço de envolver as mulheres, seus familiares, amigos e conhecidos contra o câncer de mama. Estarão iluminados especialmente a Catedral, a Praça do Ferreira, o Paço Municipal, o Hospital da Mulher, o Mercado dos Peixes, as estátuas de Iracema na Lagoa de Messejana e na Beira Mar, o Monumento ao Jangadeiro na Beira Mar, os espigões da Av. Rui Barbosa e da Rua João Cordeiro, a passarela da Av. Antônio Sales e a Nova Praça Portugal.

A programação deste mês de outubro, realizada pelo poder público e entidades da sociedade civil, envolve ainda passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde da rede municipal se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, chega a 2.160 e, em Fortaleza, 860 casos, acarretando na morte de 35 mulheres por dia. Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando surgem os sinais, a doença já está avançada. Por isso, a descoberta do câncer de mama no início aumenta as chances de tratamento e cura.

A história do Outubro Rosa remonta à década de 1990, quando o laço cor de rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada desde então em Nova York. A ação de iluminar de rosa equipamentos e espaços públicos surgiu como forma prática de alcançar a população, podendo ser aplicada em qualquer lugar.

Locais com iluminação rosa
– Catedral;
– Nova Praça Portugal;
– Paço Municipal;
– Hospital da Mulher;
– Mercado dos Peixes;
– Estátua de Iracema na Lagoa de Messejana;
– Estátua de Iracema na Beira Mar;
– Monumento ao Jangadeiro na Beira Mar;
– Espigão da Av. Rui Barbosa;
– Espigão da Rua João Cordeiro;
– Passarela da Av. Antônio Sales.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)