O rezoneamento que diminuiu o número de zonas eleitorais no interior do Estado,e a votação biometrica de 75 % do eleitorado cearense , (cercar-se 4,72 milhões de eleitores), e do voto impresso em 998 das 21,5 mil seções eleitorais do Estado, já leva o Tribunal Regional Eleitoral-TRE a afirmar que as eleições gerais de 2018 , será uma das mais complexas dos últimos anos.

Segundo a desembargadora presidente do TRE, Nailde Pinheiro Nogueira, enquanto organiz as eleições, outra prioridade do TRE é também finalizar os julgamentos de processos ,que podem implicar em cassações referente às eleições municipais de 2016.

A desembargadora revela que oorcamento do TRE -CE para as eleições de 2018 é da ordem de R$ 21 milhões , valorize exige do Órgão estudos patacreduzir custos.mA convocação eletrônica de mesários será por e- Mail e não por cartas- por exemplo, representará uma economia de cerca de R$.600 mil .

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS : DE 20 DE JULHO A 5 DE AGOSTO

De acordo com o Superir Tribunal Eleitoral -(TSE), as convenções partidárias para escolha dos candidatos ao governo do estado, senador, deputado federal e estadual , devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto . Aqui no Ceqra, a movimentação é intensa, sobretudo nos bastidores ,para q composição das alianças.

De acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm até o dia 15 de agosto para apresentar ao TSE, o registro de candidatos de todos os cargos pleiteados. no dian16 de agosto terá início a propaganda eleitoral.

No dia 20 de julho é também o último dia para a Justiça Eleitoral divulgar os limites de gastos para cada cargo eletivo em disputa.Ja no dia 19 de junho será divulgado o montante de recursos disponíveis no Fundo Especial de Financiamento de Campanha( FEEFC).