Nesta sexta-feira,16, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE dá início às atividades do Programa Agrinho 2018 , com a realização do Encontro dos Coordenadores Municipais , no Auditório Pitaguary do Hotel Amuarama, em Fortaleza , de 8 às 16 horas . 47 municípios estão inscritos no Agrinho que este ano vai levar mais informação e conhecimentos sobre o tema ” ” Cidadania” , a cerca de 200 mil alunos de mais de 1.300 escolas da zona rural. O Programa é gratuito cabendo ao município apenas a cessão dos professores, e deslocamentos destes e dos coordenadores, o acompanhamento das atividades escolares , bem como, o comparecimento na solenidade de premiação.

O tema Cidadania é tão abrangente e importante para o momento atual que nós resolvemos repetí-lo esse ano, disse a Diretora Técnica do SENAR, Kelly CLaudio Gonçalves . Após esse encontro o SENAR em parceria com os municípios e as escolas iniciam, a distribuição das cartilhas aos alunos e o manual do professor , bem como a aplicação dos conteúdos de forma transversal em sala de aula.

Durante o encontro dos Coordenadores Municipais será feita uma palestra motivacional pela
Facilitadora e pedagoga Maria José Campos, seguindo-se a apresentação dos participantes – Momento Motivacional – MOSAICO INTERATIVO – Metáforas – Dinâmica com vídeos, Apresentação do Programa Agrinho pelos Coordenadores, Atribuições do coordenador municipal e Apresentação do Material Didático (Cartilhas e Manuais). A 2° Etapa : Explorando o tema cidadania na sala de aula (sugestões de textos, filmes, dinâmicas), Projeto e Relatório da Experiência Pedagógica e Organização da agenda da capacitação dos professores municipais – Atividade em grupo . O encerramento se dará com uma dinâmica final com os participantes.

O encontro contará com a presença do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE
e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato
Superintendente do Senar-CE , Sérgio Oliveira da Silva, da Diretora Técnica, Ana Kelly Cláudio Gonçalves e da analista de Educação Germana Moreira.

CONCURSOS

Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR promove também um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica ( professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2018

1. ARACATI
2. ARACOIABA
3. ARATUBA
4. BARREIRA
5. BATURITÉ
6. BEBERIBE
7. BOA VIAGEM
8. CAPISTRANO
9. CARIDADE
10. CASCAVEL
11. CHORIZINHO
12. DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
13. FORTIM
14. FRECHEIRINHA
15. GUARAMIRANGA
16. GUIÚBA
17. IBICUITINGA
18. ICAPUÍ
19. IGUATU
20. IPU
21. ITAIÇABA
22. ITAPIÚNA
23. JAGUARIBE
24. JAGUARUANA
25. LIMOEIRO DO NORTE
26. MARCO
27. MAURITI
28. MORADA NOVA
29. MORRINHOS – AGUARDANDO O FORMULÁRIO DE ADESÃO
30. MULUNGU
31. NOVA RUSSAS
32. OCARA
33. PACOTI
34. PALMÁCIA
35. PARACURU
36. PINDORETAMA
37. QUIXELÔ
38. QUIXERÉ
39. REDENÇÃO
40. RUSSAS
41. SABOEIRO
42. SÃO BENEDITO
43. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
44. TABULEIRO DO NORTE
45. TIANGUÁ
46. UBAJARA
47. VIÇOSA DO CEARÁ

SOBRE O AGRINHO

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE , que objetiva levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho .

Serviço: Encontro dos Coordenadores do Agrinho
Onde: Auditório Hotel Amuarama
Dia :16/03 às 8h30 min

ENCONTRO DOS COORDENADORES MUNCIIPAIS DO PROGRAMA AGRINHO
⇨ Apresentação do Material Didático (Cartilhas e Manuais)

⇨ 2° Etapa:
⇨ Explorando o tema cidadania na sala de aula (sugestões de textos, filmes, dinâmicas)
⇨ Projeto e Relatório da Experiência Pedagógica
⇨ Organização da agenda da capacitação dos professores municipais – Atividade em grupo

3° Etapa:

⇨ FECHAMENTO – DIN MICA FINAL

 INTERVALOS
⇨ 09h30min – LANCHE
⇨ 12h30h – ALMOÇO

Caso de Sucesso

A importância da Parceria da Tortuga com o AGRINHO

O AGRINHO chega este ano a sua 16ª edição beneficiando 47 municípios cearenses e mais de 1.300 escolas, , 10 mil professores e 200 mil alunos, que irão trabalhar o tema Cidadania, que será replicado dada a sua importância no atual momento. . Nestes 15 anos o Agrinho atendeu a 2 milhões e 500 mil alunos, 101.997 professores e 17.663 escolas.

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE , que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado.

Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR promove também um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica ( professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

Coordenadora do Programa AGRINHO desde a sua implantação, a assistente social e mestre em educação Kelly Claudio Gonçalves destaca a disseminação de ideais e iniciativas inovadoras como o grande marco do Agrinho . O Programa resgata também o dom de ser mestre , daqueles que cultivam com os seus discípulos o conhecimento , promovem a reflexão e principalmente, viabilizam o processo de transformação da sociedade. O AGRINHO é o maior programa de responsabilidade social do SENAR , resultado da parceria entre a FAEC, o governo do Estado do Ceará, mediante as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, os municípios cearenses e instituições públicas e privadas com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais., destaca Sérgio Oliveira, Superintendente do SENAR-CE.

Tudo começou com uma participação nossa na qualidade de superintendente do SENAR/CE em uma solenidade de premiação no estado do Paraná, berço do Programa AGRINHO no Brasil., lembra o atual Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Ceará e Presidente do Conselho de Administração do Senar-CE, , Flávio Viriato de Saboya Neto Ficamos tão entusiasmado com a ideia que resolvemos em conjunto com a equipe técnica do SENAR/ CE e com o total respaldo do então presidente José Ramos Torres de Melo Filho e dos Sindicatos Rurais, implantar o AGRINHO no Ceará. Iniciamos em 2003 com nove municípios da Serra da Ibiapaba, onde havia uma grande demanda por informações sobre o Meio Ambiente, dada a falta de treinamento na utilização de embalagens de defensivos agrícolas, por parte de muitos agricultores.

No ano seguinte, já contamos com a adesão de 23 municípios, e assim o AGRINHO foi crescendo e se disseminando pela zona rural, com alunos e professores ávidos por novas informações. Vieram em seguida temáticas como Saúde, Trabalho e Consumo, Cidadania e Como Viver Bem no Semiárido. Desde 2006 a média de municípios atendidos com os ensinamentos ficou em torno de 40 municípios, e este ano, atingimos 46 cidades, de tal forma que, nestes 15 anos já estivemos 600 vezes em diversas comunidades, em 17.663 escolas, capacitamos 101.997 professores e beneficiamos 2 milhões e 500 mil alunos, finaliza Flávio Saboya .

Desde quando chegou ao Ceará, em 2002, até hoje, o Agrinho só tem colecionado vitórias. A começar pela sua capilaridade, que levou o programa a atender a mais de dois milhões e 500 mil alunos . Outro ponto a se ressaltar é o fato das aulas, em classe e no campo, estarem ajudando a mudar o cenário rural, permeando os saberes e fazeres tradicionais do sertanejo com a informação inovadora que vem dos avanços científicos. Fato é que, ver crianças de até sete anos, disseminando conhecimento e uma novíssima geração se formando para transformar o Sertão num lugar melhor para se viver e produzir confirmam o Agrinho como um inquestionável caso de sucesso na educação rural, disse o Diretor Técnico do Sebrae-Ce, Alci Porto Gurgel., um dos que patrocina o Agrinho .

Orgulhamo-nos de ver o número de estudantes e educadores que foram beneficiados com o programa ao decorrer desses quinze anos e por fazer parte desta historia, disse Cristina Rodrigues, Coordenadora Social do Instituto Tortuga . O Instituto Tortuga é uma organização sem fins lucrativos, subsidiada pela multinacional DSM e seus colaboradores. Desde 2007, vem apoiando o Programa Agrinho que tem transformado a vida de muitas crianças de escolas públicas, principalmente na área rural. A nossa missão é de proteger e garantir os direitos da criança e do adolescente e acreditamos que a educação é a base para a formação de um cidadão.

Há quinze anos, as crianças do Sertão cearense ganharam uma oportunidade nova de se capacitarem e conhecerem mais sobre temas como Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo, Meio Ambiente e Viver bem no Semiárido. Tudo isso, mérito do Programa Agrinho, do Senar -CE, que tem trazido para as escolas públicas do interior, o aprofundamento dos temas que estão no dia a dia dos estudantes , mas que nem eram ensinados com tanto cuidado. Um adolescente que já disseminou muitos conhecimentos . Seu objetivo é proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes, por isso é muito importante a parceria com o Instituto Tortuga, disse o Presidente da FAEC, Flávio Saboya.

PRÊMIOS DOS CONCURSOS

Com o intuito de incentivar os professores e os alunos, são realizados paralelamente 05 (cinco) concursos assim distribuídos: Desenho – destinado aos alunos de 2º e 3º ano, Redação – para os alunos de 4º e 5º ano, de 6º e 7º e do 8º e 9º ano, Experiência Pedagógica – para os professores e o Município Agrinho. Os prêmios são televisores de 21’’, computadores, tablets, câmeras digitais, bicicletas e impressoras