A festa começou de maneira antecipada, cerca de um mês antes do período oficial do carnaval, que em 2017 é de 25/02 até 01/03. Com o chamado Ciclo Carnavalesco, Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua.

Os seis pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.

Entre as novidades, a programação do pré-carnaval em Fortaleza já foi iniciada e o primeiro bloco a desfilar na cidade foi o bloco O Cheiro.O desfile foi realizado no dia 07 de janeiro, um sábado, e arrastou o público com bateria formada por 100 homens e muita animação. O destino foi o Aterrinho.
As apresentações serão divididas no período de pré-carnaval, que vai de 27 de janeiro a 19 de fevereiro, e período de carnaval, entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

Programação Carnaval Fortaleza 2017

As atrações do Carnaval de Fortaleza para 2017 ainda não foram divulgadas.
No entanto, uma das notícias mais recentemente divulgadas é o fim do tradicional bloco de rua Sanatório Geral. A direção do bloco comunicou no Facebook que não participará do carnaval 2017 em Fortaleza.Outra novidade é que a cantora Maria Rita já está confirmada no Carnaval de Fortaleza, com show marcado para o dia 28 de fevereiro.
Outro nome que está confirmado no ciclo carnavalesco é Marcos Lessa. A programação completa seria anunciada no dia 24 de janeiro durante uma coletiva, porém a realização foi adiada para o dia 27 do mesmo mês.