Secretária Nacional
A secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Maria Nobre de Castro, será homenageada no próximo dia 29 de maio durante solenidade de homenagens a 30 Municípios escolhidos como Melhores Programas de Assistência Social do Estado, ocasião em que serão homenageadas as secretarias e secretários de assistência social desses municípios e ainda, as primeiras- damas do Estado , Onelia Leite de Santana e de Fortaleza, Carol Bezerra. As três homenageadas já confirmaram suas presenças no evento.

Ieda Castro é cearense e assumiu a pouco mais de dois meses a função de secretaria nacional do MDS, graças a sua experiência na área.Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Politica Social pela UNB (2015). Foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secretária de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú e Assessora Especial da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate a Fome de Fortaleza. Foi presidenta do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS e, posteriormente, presidenta do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Atualmente é Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Tem experiência na área de Educação, Assistência Social, Gestão Pública
ONÉLIA MARIA LEITE DE SANTANA, tornou-se primeira-dama do Ceará no último pleito eleitoral e, desde então, se dedicou ao desafio de pensar políticas públicas para crianças e adolescentes cearenses, e ainda junto a idosos e na promoção do nosso artesanato. Já atuou como secretária de Assistência Social e Cidadania de Barbalha . Atualmente dedica-se aos projetos de desenvolvimento da primeira infância.
Já Carol Cunha Bezerra , coordenou juntamente com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do adolescente de Fortaleza ( COMDICA ) o Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza.Desde então ela vem se dedicando a implantação do PROJETO PRIMEIRA INFÂNCIA, CRESÇA COM SEU FILHO, que visa beneficiar cerca de 400 mil crianças, com idade entre 0 e 6 anos, que residem na capital . com a promoção e a defesa de seus direitos, de acordo com os princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, do Fundo das Nações Unidas para a Infância.
MUNICÍPIOS HOMENAGEADOS

As homenagens as 30 Melhores Práticas de Gestão na Assistência Social, tem por finalidade reconhecer o trabalho dos municípios que adotam políticas diferenciadas e inovadoras voltadas para a população em estado de vulnerabilidade social , ter implantado diversas ações de políticas públicas preconizadas pelo SUAS- Sistema Único da Assistência Social, sendo estas as bases dos critérios técnicos da escolha. Uma revista especial com os projetos sociais dos municípios será lançada e distribuída gratuitamente durante o evento, uma forma de dar transparência às ações e até justificar as escolhas, justifica a Jornalista Silvana Frota organizadora do evento que agora em 2015, atinge sua maioridade, completa 18 anos, muitos municípios chegaram a ser reconhecidos até 16 vezes ininterruptamente , mas 114 cidades foram contemplados nesses 18 anos.

Os escolhidos esse ano foram: Fortaleza, Sobral, Crato, Horizonte, Quixeramobim, Iguatu, Caucaia, Maracanaú,, Camocim, Crateús, Viçosa do Ceará, Orós, Ocara, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Reriutaba, Morada Nova Palhano, Mombaca, Mauriti, Miraima, Piquet Carneiro, Pentecoste, Barbalha, Carnaubal, Pacatuba, Santa Quiteria, Fortim , Acarape e Caridade. Três desses municípios : Maracanaú, Iguatu e Crateús, foram também escolhidos pelo Congemas- Conselho de Secretários Nacionais de Assistência Social como municípios modelos em boas praticas de gestão.
Cada município recebe um Diploma com o nome do Melhor Projeto Social , e o Prefeito indica um Amigo do Município, que recebe também um diploma em reconhecimento ao apoio dado ao desenvolvimento das cidades.

AMIGOS DOS MUNICÍPIOS

Vários políticos e outras autoridades como padre, secretários, e primeiras- damas foram indicados amigos dos municípios. Amigo de Acarape: deputado estadual Evandro Leitão, de Camocim: deputado Sérgio Aguiar, de Barbalha: primeira- dama do Estado, Onelia Leite de Santana, Fortaleza: prefeito Roberto Cláudio, Crato: Padre Aleudo Machado, da Pastoral do Menor, Caucaia: Antônio Marques Cavalcante Filho, Horizonte: Francisco Kadson de Souza – Sócio-proprietário do Estrela Supermercado Ltda, Iguatu : deputado estadual Agenor Neto, carnaubal- deputado estadual Moisés Braz, Maracanaú:deputada Fernanda Pessoa,Miraima : deputado estadual Robério Monteiro e Raimundo Nonato de Sousa, Morada Nova: Fundação São Lucas, Pacatuba : deputado estadual Zezinho Albuquerque, Ocara : médico e ex- prefeito Leonildo Peixoto Farias, Orós: deputado federal Domingos Neto, Palhano: Walney Castro- Chefe de Gabinete do dep. Odilon Aguiar, Pentecoste: deputado estadual Joaquim Noronha, Quixeramobim: ex- deputado Leorne Belém, Piquet Carneiro: Padre Bonfim Jaime de Matos,Reriutaba: Dr. Nilton Macedo, Russas: deputado federal Genecias Noronha , Santa Quitéria : Padre Joao Batista Nery, São Benedito : Deputada Estadual Augusta Brito , São Gonçalo : Deputado estadual José Sarto, Sobral: Padre João Batista Frota e Viçosa do Ceará : ex- prefeito Evaldo Soares.