O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-CE através da sua equipe de Promoção Social,estará nesta sexta-feira,28, na localidade de Córrego da Volta, Munciipio de Itarema, oferecendo os serviços de prevenção do câncer ginecológico e prevenção do câncer em próstata e PSA, através do Programa Saúde do Homem . Com este já são cinco municípios atendidos pelo SENAR este ano , o primeiro foi Ocara no dia 6 de junho, Redenção: dia 9/6, Mombaça : dia 14/06 ,Piquet Carneiro:11/07 e Itarema: 28/07. Em cada Munciipio foram atendidas uma média de 150 mulheres e 100 homens.

O Superintendnte do Senar-CE ,Sérgio Oliveira da Silva e a diretora técnica técnica Kelly Cláudio Gonçalves, e a técnica Carolina Machado participam do evento em Itarema, que tem a parceria da secretaria de Saúde do Município.Segundo Sérgio Oliveira, estão programados mais cinco eventos nos meses de agosto e setembro e os municípios interessados em receber o atendimento do Programa devem encaminhar propostas ao SENAR, que fica localizado na avenida Eduardo Girão,317, bairro Jardim América , em Fortaleza, fone 85-35358000./8018.

Já está programada uma nova ação no dia 24 de agosto, a realizar-se , no distrito de Alagamar, dentro da programação de comemoração do aniversário do município de Jaguaretama . No dia 25 de julho, ,a Diretora Técnica do SENAR ,Kelly Cláudio e a técnica Carolina Machado participaram da reunião de mobilização no município de Jaguaretama. Nesta, estiveram presentes todos que organizarão o evento junto ao SENAR-CE, dentre eles o Vice- Presidente Regional do Médio Jaguaribe/FAEC e tpresidente do SINRURAL Jaguaribe, Sr. Expedito Diógenes e a Secretária Municipal de Saúde de Jaguaretama, Sra. Francisca Airlene Dantas e Silva.

A meta em 2017 é realizar 15 eventos. Já realizamos 05 programas e atendemos aproximadamente 700 mulheres com exame de “papanicolau” e 500 homens como exame de PSA e o exame clínico (toque retal)., disse a Diretora Técnica do SENAR/CE, Kelly Claúdio Gonçalves.

SOBRE O PROGRAMA

O programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de “Útero é Vida”, beneficiando 6.445 mulheres no Ceará , mas devido a adesão e sucesso do mesmo , o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano, em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.
Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza.
Já o município, oferece em contrapartida a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas).