20150922_130203_resized_1

Com uma sessão solene de entrega de homenagens, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, celebrou no dia 22 de setembro, os 20 anos de criação do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto , instituído em 1995, pelo então presidente da entidade, José Ramos Torres de Melo Filho . A solenidade constou também de 10 minutos de depoimento para cada um dos oito homenageados, que fizeram e fazem a história da cooperação no Ceará . O presidente da Faec, Flávio Saboya foi quem abriu a sessão, destacando que o Agropacto foi criado durante uma reunião do Pacto de Cooperação do Ceará , coordenado pelo empresário Amarílio Macedo, que veio especialmente de São Paulo para participar da homenagem. ” Este é um espaço de todos, irmanados democraticamente na defesa de ideias inovadoras e soluções que vêm contribuindo significativamente com o setor rural deste Estado, disse Flávio Saboya, que ao encerrar prometeu dar continuidade ao Agropacto pelos próximos 20 anos. ( confira sua mensagem na íntegra na Palavra do Presidente).

O evento contou com a presença de todos os homenageados, com exceção de RAIMUNdo Padilha e de ilustres personalidades entre elas, o ex- secretário de Agricultura Irrigada, hoje deputado estadual Carlos Matos, a deputada Fernanda Pessoa, o ex- secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando, o ex- presidente, da Fiec, Roberto Macedo, presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, Euvaldo Bringel, secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura, superintendente regional do Banco do Nordeste, João Robério Messias, superintendente do Sebrae- CE, Joaquim Cartaxo, Superintendente federal da Agricultura do Ceará, Maria Luiza Rufino , João Porto Guimarães, Presidente da Associação Comercial do Ceará, superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder Braga ,a coordenadora de Relações Internacionais e Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, esposa do empresário Amarílio , Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, Francisco Viana, Presidente do Centec, João Nicédio Alves, Presidente da OCB/CE. Cerca de 35 Presidentes de Sindicatos Rurais do Estado, produtores e servidores do Sistema Faec/ Senar – CE, participaram também da cerimônia .
OS HOMENAGEADOS
Foram homenageadas as seguintes personalidades : o empresário Amarilio Macedo( criador do primeiro Pacto de Cooperação do Estado em 1991) , José Ramos Torres de Melo Filho( criador do Pacto de Cooperação da Agropecuária, em 1995 ), Raimundo Padilha( um dos coordenadores do Pacto é um dos maiores incentivadores do Agropacto), João de Paula Ferreira Monteiro( articulador e autor de dois livros sobre o Pacto de Cooperação ), Francisco Lima Matos(Ex- secretário da Fazenda, presidente do Pacto da Tecnologia e colaborador do Pacto ) , Carlos Prado( representando o segmento produtivo, foi um dos primeiros membros do Conselho Consultivo do Agropacto ), João Pratagil Pereira de Aráujo( primeiro secretário executivo do Agropacto ), Gerardo Angelim de Albuquerque( secretário executivo do Agropacto nos últimos 13 anos ).
HOMENAGENS ESPECIAIS
Também receberam o Troféu 20 anos três instituições: o Banco do Brasil, local onde se realizam as reuniões desde o início .o Sebrae, como grande parceiro e colaborador e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-Ce, pelo apoio na capacitação do produtor rural. Todos os presentes à sessão receberam um bóton simbolizando a data e um certificado de participação.