O 8o Fórum Mundial da Água que será realizado de 18 a 23 de março, em Brasília e tem como tema central o ” O uso da água na propriedade rural”, contará com a participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, dentro do estande do Sistema CNA/ SENAR/ ICNA. Ali, eles irão apresentar o Programa de Proteção de Nascentes e o Programa Forrageiras do Semiårido, entre outras ações, este último implantado no município de Ibaratema, onde a FAEC em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, implantou um sistema de captação de água à base de poço profundo, que é bombeada através da energia solar e acoplado a ele foi implantado um dessalinizador, pois a maioria dos poços da Região tem alto índice de salinização.

Essas três ações juntas representam tecnologias que as propriedades do semiårido poderão utilizar com sucesso , disse o Presidente da FAEC, Flávio Saboya. Ele anunciou que a FAEC e o SINRURAL de Ibaretema irão promover em breve um dia de Campo para demonstrar os equipamentos.No dia 27 de fevereiro último, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, promoveu um encontro com os presidentes de Federações e Superintendentes do SENAR com o objetivo de produzir um posicionamento técnico do setor agropecuário a ser apresentado durante o evento internacional que será realizado em março. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya e o Superintendente do SENAR/CE, Sérgio Oliveira, participaram do evento preparatório.

ESTANDE

O Sistema CNA/SENAR/ICNA terá uma participação ativa dentro do Fórum Mundial da Água com um estande de 216 m2, no Pavilhão EXPO -E 24-A ,onde serão expostas as principais ações das diversas federações voltadas para o uso da água na propriedade rural.,Painéis de LED irão reproduzir” cases de sucesso” das 27 Federações de Agricultura do Brasil. Haverá também um espaço para palestras técnicas de 15 minutos , degustação de frutas , café, cachaça e de alimentos produzidos no campo. O conceito criativo do lounge do Sistema CNA/SENAR/ICNA tem como tema ” água para alimentar o mundo”. Entre as palestras técnicas estão agendados os seguintes temas: Programa de Proteção de Nascentes, Ciclo da Água na Agricultura, Projeto Biomas, Programa Forrageiras no Semiárido.