Foto: Divulgação / Diário do Nordeste

Foto: Divulgação / Diário do Nordeste

Fernanda Pessoa tem lutado pela inclusão de novas terapias para o câncer de mama metastático. Uma de suas ações foi o aumento de verbas para a realização de biópsias. Além da lei 15.669\2014 que institui o 27 de novembro o Dia Estadual de Combate ao Câncer. O projeto 49\17, que está tramitando na Al, sugere a Rede Pública de Saúde do Ceará realizar exames para confirmação da neoplasia maligna. Também é de sua autoria projeto para Notificação Compulsória dos casos de câncer no Estado.

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) comemorou a notícia recente da inclusão pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do medicamento trastuzumabe para pacientes com câncer de mama metastático A droga deve estar disponível para a população em seis meses. A decisão, do Ministério da Saúde, foi publicada pelo Diário Oficial da União na quinta-feira (03\8). No mercado, o trastuzumabe custa cerca de R$ 10 mil a dose. Ela é usada no tratamento do câncer de mama do subtipo HER2+, o mais agressivo e que atinge um quinto das mulheres com tumor no seio.
“Fico muito feliz com a resolução do Ministério. Essa é uma luta de nosso mandato junto com a FEMAMA e entidades como a Rede Mama aqui no Ceará. A inclusão deste medicamento vai dobrar a sobrevida de pessoas em metástase. Estávamos atrasados em 10 anos no tratamento desse tipo de câncer que é invasivo e acomete muitas cearenses”

A deputada Fernanda Pessoa é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres do Ceará e seu mandato tem realizado diversas ações de conscientização através de palestras, audiências e apoio a projetos como o da realização de biópsias às instituições que cuidam de pessoas com câncer de mama e próstata.

Na Foto, a deputada Fernanda em novembro de 2016 assinando termo de compromisso com a luta das mulheres com câncer de mama no Ceará. Representantes da Rede Mama, participantes da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Fonte: Diário do Nordeste