Uma noite memorável, de reconhecimento ao trabalho daqueles que se dedicam ao crescimento do turismo em nosso Estado, assim será o dia 9 de junho, onde sete personalidades , dois Municípios e um Jornalista serão homenageados com o Troféu Cesar Cals de Turismo, no Salāo Atlântico Hall do Marina Park Hotel, durante a solenidade de encerramento do XLIV Congresso Latino Americano de Skal e o 47o Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil – CLACSKAL.

Serāo homenageados este ano: Na categoria Políticas Públicas : o Secretário de Turismo do Ceará,Arialdo de Melo Pinho. Na Categoria Receptivo: A Agência de Turismo: Enanitur – com 28 anos de atuação,Personalidade Turística do Ano : Manoel Cardoso Linhares- Presidente do Sindihóteis, Vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem, Vice-Presidente da ABIH e Vice- Presidente do Skal Internacional de Fortaleza; Categoria Clube de Turismo : Skal Internacional do Brasil- Presidente- Priscila Cavalcanti,Categoria Turismo- Instância não governamental: Fórum de Turismo do Ceará- Pedro Carlos da Fonseca,Categoria Equipamento Turístico: Beach Park – 32 anos- Maior parque aquático da América Latina, Promotor do Turismo : SEBRAE-CE- Joaquim Cartaxo Filho. Na categoria Municípios : Fortaleza: Prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra e o Secretário de Turismo Alexandre Pereira; Camocim- Prefeita Mônica Gomes Aguiar ,e sua Secretária de Turismo e desenvolvimento Econômico, Rosana Barbosa Lima, e, finalmentre,na Categoria Jornalismo Turístico, José Carlos Araújo,editor do Jornal Rota do Sol, com mais de 70 anos de jornalismo.

Na ocasião serão prestadas ainda três homenagens especiais a dirigentes de entidades que promovem o Turismo em nosso Estado, com o Diploma de Honra ao Mérito. São eles: o presidente do Fortaleza Convention Bureau – Régis Medeiros Dias, o Presidente da ABIH- Associação Brasileira de Agentes de Viagens- Eliseu Barros e a Presidente da CETUR – Conselho Empresarial do Turismo da FECOMÉRCIO, Circe Jane Teles da Ponte.

SOBRE O TROFÈU

Inspirada pelos bons ventos que sopram no turismo do Ceará, criamos em 2004 o Troféu César Cals de Turismo , que chega agora a sua sétima edição, para agraciar personalidades, autoridades e municípios que mais investem no desenvolvimento do turismo no Estado do Ceará , uma atividade que impacta diretamente em 21% do PIB de Fortaleza e em mais de 60 setores da cadeia produtiva , disse a jornalista Silvana Frota idealizadora da comenda.

O Troféu carrega o nome do ex-governador que iniciou as bases para o desenvolvimento do turismo no Ceará, destacando-se entre suas obras a criação da Emcetur-Centro de Turismo do Ceará, a construção do Centro de Convenções do Ceará, da estada da Confiança ligando a Serra da Ibiapaba à capital e a implantação do maior equipamento turístico da Ibiapaba e um dos maiores do Estado- o bondinho de Ubajara, sem esquecer a implantação da Rodoviária João Tomé, em Fortaleza. O troféu Traz a esfinge do ex-governador César Cals de Oliveira Filho, em bronze fundido , sentado sob uma base de granito ubatuba, com plaqueta em latão gravados em baixo relevo